Nota: Critérios-chave de seleção:
Qual é a intenção do usuário?
A intenção é uma idéia ou ação que uma pessoa pensa ou pretende fazer. Os dados existentes e as informações de cada usuário nos permite conhece-lo no detalhe: o seu humor, se prestarmos atenção ao que realmente ele necessita, vamos entender qual o motivo de sua interação, o que o estimula, o que procura resolver.
Podemos avaliar se essa pessoa está interessada em comprar, se está interessada em um determinado serviço em particular, se precisa de ajuda numa transação ou se simplesmente quer interagir como um passatempo. Podemos aprender muito com as perguntas que recebemos, com as consultas que nos chegam, as informações que os usuários buscam, através de qual rede e canal usaram para se comunicar.
Detectar a intenção é uma habilidade fundamental para dar respostas corretas. Um assistente virtual eficaz tem que entender a intenção do usuário dentro do contexto do diálogo, interpretar o que foi dito de uma maneira coloquial pelos usuários e conseguir satisfazer essas necessidades em tempo real, nos diferentes canais de comunicação, sempre captando a lógica e as regras cada canal, e tudo isso logo na primeira interação.
O processo de tabulação e avalição dos jurados do Comite de Premiação do HDI levará em consideração as 6 características destacadas abaixo em um assistente virtual:
1. Especialistas de Atendimento ao Cliente
Verifique se o seu fornecedor é um especialista em Atendimento ao Cliente e se tem experiência em atender e entender interações de clientes dos segmentos mais exigentes no atendimento ao cliente, tais como: telecomunicações, setor financeiro, ecommerce, governos e serviços públicos. Este é um sinal de que a solução de Assistente Virtual é focada e especializada em abordar os principais temas que afetam esses setores.
2. Consultas de Usuarios vs. Respostas
Para realmente entender as intenções dos usuários, o foco deve estar nas perguntas e não na busca de respostas ou textos que correspondam a partes da frase que foi digitada. A compreensão de um assistente virtual experiente deve ser capaz de automatizar o uso da linguagem, a partir de sua menor entidade: a palavra; e a partir disso, associa-la a significados específicos para poder assim entregar a resposta correta.
3. Desestruturado vs. Estruturado
A maneira estruturada é baseada nas regras padrão das construções lógicas das frases, nas quais se prevê que uma palavra deve aparecer em determinado momento dentro dessa estrutura. Porém, isso só funciona com a linguagem utilizada formalmente, da maneira formal de escrever, o que é exatamente o oposto ao que é usado pelas pessoas para conversar ou comunicar-se em um diálogo natural. Um motor de compreensão da linguagem natural, tem que ter as ferramentas necessárias para, inferir, deduzir, interpretar ou desagregar sem usar tantas teorias, tanta estrutura. Deve simplesmente interpretar e compreender exatamente o que um usuário expressa em suas próprias palavras.
4. Compreender e Evoluir vs. Ler
Um assistente virtual deve ser capaz de entender a intenção do usuário. Ao interpretar a forma não estruturada de comunicação, ele deve levar em consideração o contexto (canal de contato, dados do usuário, tema principal, produto ou serviço, etc) e entender a real intenção, evoluindo a cada interação do usuário. Deve permite conhecer este contexto da conversação e entregar consistência nas respostas, sempre aprendendo das interações que não pode resolver, e as incorporando ao vocabulário e sua base de conteúdo.
5. Dialoga / Assiste vs. Pesquisa
A pesquisa é gerada no âmbito de perguntas e respostas, isso só funciona quando o que se pretende é um conteúdo muito específico ou estruturado, que se limita a um processamento de dados. Um assistente virtual eficaz, ao invés, conversa com o usuário, interagindo com a pessoa para saber a sua verdadeira intenção. O que faz da maneira mais natural possível, fornecendo a sua melhor resposta, estabelecendo e mantendo uma conversa fluida.
6. Solução vs. Ferramenta
Um assistente virtual, além de ser uma ferramenta para o serviço de atendimento automatizado ao cliente deve ser uma solução que efetivamente resolva uma pergunta, um problema, necessidade ou dificuldade. Para isso, é necessário permitir a integração com qualquer sistema legado e assim conseguir entregar a resolução da solicitação do cliente em tempo real, a partir da primeira interação.
Etapa 4 - Envio das evidências e Vídeo de Apresentação
Nos encaminhe um vídeo, nada trabalhoso com edição. Queremos algo simples, geralmente gravado do próprio celular, trazendo espontaneidade, sinceridade e empolgação.
Este vídeo deve ser enviado juntamente com o formulário e evidências para o Comitê de Premiação HDI.
Caso prefira enviar o vídeo de apresentação via We Transfer, Google Drive, Drop Box, ou qualquer serviço desse tipo, encaminhe o link para download para trofeu@hdibrasil.com.br.
Instruções sobre o tamanho e formatos do vídeo de apresentação:
Formatos: MP4, AVI, MOV ou Link URL do Youtube, Gdrive, OneDrive, etc.
Resolução e tamanho: 1080p (1920x1080)
Layout horizontal (16x9).
Tamanho máximo: até 50MB
Duração Máxima: até 45 segundos