Melhor Assistente virtual

Por favor preencha as informações necessárioas para a inscrição na premiação de Melhor Assistente Virtual (2025)

O formulário de inscrição a seguir, consiste em 4 etapas:

  • Etapa 1: Preencher as informações da condidatura para esta categoria
  • Etapa 2: Preencher as informações da pessoa responsável pela nomeação. (se aplicável)
  • Etapa 3: Respostas do Questionário 
  • Etapa 4: Envio das Evidências e vídeo de apresentação

Antes de Prosseguir:

Antes de prosseguir com o preenchimento do formulário, esteja seguro de que obteve todos os dados necessários e reuniu as evidências para o upload dos arquivos.

Disponibilizamos para DOWNLOAD o Guia em PDF, para lhe auxiliar off-line com o preenchimento do formulário, obtenção, preparação e envio das evidências para o Comitê Julgador do HDI.

Clique aqui caso não tenha efetuado o DOWNLOAD do arquivo anteriormente.

IMPORTANTE: Os uploads de arquivos das evidências exigidas serão por meio do recurso wetransfer.com ou serviço similar (Google Drive, DropBox, OneDrive, etc.). Ou seja, você preencherá em texto todo o formulário abaixo, e em seguida, fará o upload das evidências sugeridas ao longo do formulário (e outras que achar relevante, não economize em evidências), com o intuito de comprovar o que foi descrito. Mandar o link do We Transfer (ou solução similar) para o email Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. 

Qualquer dúvida ou questão técnica ao preencher, fique á vontade para falar com Clovis Rolemberg em nosso suporte ao candidato, através do celular/ WhatsApp: 11 97289-8834, ou pelos emails Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. OU Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Boa sorte!


Formulário para a premiação de Melhor Assistente Virtual (2025)



Etapa 1 - Informações da candidatura

Preencha a seguir, as informações sobre o(a) candidato(a):

Informe o Nome ou Apelido do Assistente Virtual

Informe o Nome da empresa / organização / Cliente;

Informe quanto tempo o assistente virtual está em operação.

Máximo de 250 palavras


Etapa 2 - Informações da pessoa responsável pela nomeação

informações da empresa responsável pela nomeação

Somente números.

(Opcional)


Etapa 3 - Respostas do Questionário

Por favor preencha os campos a seguir, com as informações solicitadas:

Importante: Relembrando o que citamos no início do formulário, as evidências sugeridas a seguir em algumas perguntas, devem ser enviadas em separado a este formulário via We Transfer, link URL ou similar.

Dica de ouro: não economize em evidências. Existem algumas sugestões no formulário, mas você pode ir mais longe e evidenciar muitos resultados.


Nota: Critérios-chave de seleção:


Qual é a intenção do usuário?

A intenção é uma idéia ou ação que uma pessoa pensa ou pretende fazer. Os dados existentes e as informações de cada usuário nos permite conhece-lo no detalhe: o seu humor, se prestarmos atenção ao que realmente ele necessita, vamos entender qual o motivo de sua interação, o que o estimula, o que procura resolver.

Podemos avaliar se essa pessoa está interessada em comprar, se está interessada em um determinado serviço em particular, se precisa de ajuda numa transação ou se simplesmente quer interagir como um passatempo. Podemos aprender muito com as perguntas que recebemos, com as consultas que nos chegam, as informações que os usuários buscam, através de qual rede e canal usaram para se comunicar.

Detectar a intenção é uma habilidade fundamental para dar respostas corretas. Um assistente virtual eficaz tem que entender a intenção do usuário dentro do contexto do diálogo, interpretar o que foi dito de uma maneira coloquial pelos usuários e conseguir satisfazer essas necessidades em tempo real, nos diferentes canais de comunicação, sempre captando a lógica e as regras cada canal, e tudo isso logo na primeira interação.

O processo de tabulação e avalição dos jurados do Comite de Premiação do HDI levará em consideração as 6 características destacadas abaixo  em um assistente virtual:

1. Especialistas de Atendimento ao Cliente

Verifique se o seu fornecedor é um especialista em Atendimento ao Cliente e se tem experiência em atender e entender interações de clientes dos segmentos mais exigentes no atendimento ao cliente, tais como: telecomunicações, setor financeiro, ecommerce, governos e serviços públicos. Este é um sinal de que a solução de Assistente Virtual é focada e especializada em abordar os principais temas que afetam esses setores.

2. Consultas de Usuarios vs. Respostas

Para realmente entender as intenções dos usuários, o foco deve estar nas perguntas e não na busca de respostas ou textos que correspondam a partes da frase que foi digitada. A compreensão de um assistente virtual experiente deve ser capaz de automatizar o uso da linguagem, a partir de sua menor entidade: a palavra; e a partir disso, associa-la a significados específicos para poder assim entregar a resposta correta.

3. Desestruturado vs. Estruturado

A maneira estruturada é baseada nas regras padrão das construções lógicas das frases, nas quais se prevê que uma palavra deve aparecer em determinado momento dentro dessa estrutura. Porém, isso só funciona com a linguagem utilizada formalmente, da maneira formal de escrever, o que é exatamente o oposto ao que é usado pelas pessoas para conversar ou comunicar-se em um diálogo natural. Um motor de compreensão da linguagem natural, tem que ter as ferramentas necessárias para, inferir, deduzir, interpretar ou desagregar sem usar tantas teorias, tanta estrutura. Deve simplesmente interpretar e compreender exatamente o que um usuário expressa em suas próprias palavras.

4. Compreender e Evoluir vs. Ler

Um assistente virtual deve ser capaz de entender a intenção do usuário. Ao interpretar a forma não estruturada de comunicação, ele deve levar em consideração o contexto (canal de contato, dados do usuário, tema principal, produto ou serviço, etc) e entender a real intenção, evoluindo a cada interação do usuário. Deve permite conhecer este contexto da conversação e entregar consistência nas respostas, sempre aprendendo das interações que não pode resolver, e as incorporando ao vocabulário e sua base de conteúdo.

5. Dialoga / Assiste vs. Pesquisa

A pesquisa é gerada no âmbito de perguntas e respostas, isso só funciona quando o que se pretende é um conteúdo muito específico ou estruturado, que se limita a um processamento de dados. Um assistente virtual eficaz, ao invés, conversa com o usuário, interagindo com a pessoa para saber a sua verdadeira intenção. O que faz da maneira mais natural possível, fornecendo a sua melhor resposta, estabelecendo e mantendo uma conversa fluida.

6. Solução vs. Ferramenta

Um assistente virtual, além de ser uma ferramenta para o serviço de atendimento automatizado ao cliente deve ser uma solução que efetivamente resolva uma pergunta, um problema, necessidade ou dificuldade. Para isso, é necessário permitir a integração com qualquer sistema legado e assim conseguir entregar a resolução da solicitação do cliente em tempo real, a partir da primeira interação.

EVIDÊNCIA SUGERIDA 001: Canais e idiomas suportados


Nota: indicadores de desempenho do Assistente Virtual


A seguir, alguns exemplos e explanação:

  • Taxa de resolução de incidentes por automação
    Entender nessa métrica a quantidade de incidentes resolvidos na camada de Bots, com intuito de analisar se o custo das tecnologias estão de fato fazendo sentido como resultado para o negócio. Ainda, entender a contribuição dos robôs perante a quantidade total de chamados.
  • Retenção
    Essa métrica pode representar tanto a quantidade como a qualidade do relacionamento dos usuários com o bot. Quantas pessoas continuaram a conversa sem desistir? Quantas tiveram seu problema resolvido dentro do bot, sem precisar de escalação (quando o atendimento é direcionado a um atendente humano)? E quantas voltaram a conversar com o bot?
  • Tempo médio de interação com o robô
    O tempo médio de cada interação pode ser uma métrica interessante para compreender o funcionamento do fluxo. Quanto tempo o bot demora para responder uma pergunta simples? Essa espera por uma resposta pode estar impactando na quantidade de pessoas que finaliza ou não uma conversa com sucesso.
  • Custo por atendimento (nesse caso seria a atualização de um padrão existente, certo?)
    Comparar a performance do chatbot com os outros canais de comunicação pode ajudar na redução efetiva de custos. Para entender se ele está sendo vantajoso financeiramente, você pode acompanhar as pessoas que não conseguiram resolver seu problema com o chatbot e recorreram ao canal telefone, ou então a porcentagem de usuários que passou a usar o bot em vez de ligação para entrar em contato.
  • Satisfação do usuário nos atendimentos automáticos
    Uma pesquisa de satisfação específica para atendimentos automáticos após o atendimento por bot, para entender se de fato os robôs estão satisfazendo os usuários. Isso aqui é muito importante, porque pode mostrar algo que a TI não esperava, como por exemplo uma barreira cultural na empresa que prefere falar com humanos ao invés de bots em qualquer instância, enfim.
  • Nível de maturidade da automação (bots com IA)
    Existem diferentes tipos de chatbot, e alguns deles contam com inteligência artificial. Uma das vantagens dessa tecnologia é oferecer conversas mais naturais e fluidas aos usuários graças ao Processamento de Linguagem Natural, que permite ao bot reconhecer as mensagens escritas pelas pessoas. Dessa forma, mapear possíveis mensagens é fundamental para criar um chatbot que consiga conversar com o público da melhor maneira possível, e conferir as perguntas que ele reconheceu (ou não) é imprescindível para ampliar essa base de dados e torná-lo cada vez mais completo.

EVIDÊNCIA SUGERIDA 002:  Reconhecimento do Usuário/Premiação do Mercado recebida pelo Assistente Virtual, registro de elogio (e-mail), outros.

EVIDÊNCIA SUGERIDA 003: Iniciativas proativas, Redução de Chamados, Melhora da Imagem do Centro de Suporte, etc...

EVIDÊNCIA SUGERIDA 004:Indicadores de Resolução de Chamados de baixa, média e alta complexidade, etc...

EVIDÊNCIA SUGERIDA 005: Evidências de Pensamento Criativo, pensamento crítico e habilidade de resolução de problemas.


Etapa 4 - Envio das evidências e Vídeo de Apresentação


Nos encaminhe um vídeo, nada trabalhoso com edição. Queremos algo simples, geralmente gravado do próprio celular, trazendo espontaneidade, sinceridade e empolgação.

Este vídeo deve ser enviado juntamente com o formulário e evidências para o Comitê de Premiação HDI.

Caso prefira enviar o vídeo de apresentação via We Transfer, Google Drive, Drop Box, ou qualquer serviço desse tipo, encaminhe o link para download para trofeu@hdibrasil.com.br.

Instruções sobre o tamanho e formatos do vídeo de apresentação:

Formatos: MP4, AVI, MOV ou Link URL do Youtube, Gdrive, OneDrive, etc.
Resolução e tamanho: 1080p (1920x1080) 
Layout horizontal (16x9).
Tamanho máximo: até 50MB
Duração Máxima: até 45 segundos


Escolha o modo de envio das evidências


Use URLs do GDrive, One Drive, etc. | Formatos: PDF ou arquivo .ZIP 

Evite acentos ou espaços na URL. Exemplo: https://meudominio.com.br/nome-do-arquivo-01.zip ou https://meudominio.com.br/nome-do-arquivo.pdf


Use URLs do GDrive, One Drive, etc. | Formatos: PDF ou arquivo .ZIP 

Evite acentos ou espaços na URL. Exemplo: https://meudominio.com.br/nome-do-arquivo-02.zip ou https://meudominio.com.br/nome-do-arquivo.pdf


Use URLs do GDrive, One Drive, etc. | Formatos: PDF ou arquivo .ZIP 

Evite acentos ou espaços na URL. Exemplo: https://meudominio.com.br/nome-do-arquivo-03.zip ou https://meudominio.com.br/nome-do-arquivo.pdf


Use URLs do GDrive, One Drive, etc. | Formatos: PDF ou arquivo .ZIP 

Evite acentos ou espaços na URL. Exemplo: https://meudominio.com.br/nome-do-arquivo-04.zip ou https://meudominio.com.br/nome-do-arquivo.pdf


Use URLs do GDrive, One Drive, etc. | Formatos: PDF ou arquivo .ZIP 

Evite acentos ou espaços na URL. Exemplo: https://meudominio.com.br/nome-do-arquivo-05.zip ou https://meudominio.com.br/nome-do-arquivo.pdf


Informe a URL do vídeo no Youtube, Gdrive, OneDrive, etc. Ou link URL direto do vídeo | Formatos: mp4 mov avi

Evite acentos ou espaços na URL. Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=phQ30tVV1Qs ou https://meudominio.com.br/nome-do-arquivo.mp4


Agradecemos a sua disponibilidade em inscrever a candidatura na premiação anual HDI no evento HDI Experience 2025

Boa sorte à candidatura!

Atenciosamente
Comitê HDI Brasil
E-mail: trofeu@hdibrasil.com.br
Telefone: 11 3071-0906
Whatsapp: 11 97289-8834
Chat: https://hdiexperience.com.br/